André M. Santos

André M. Santos, guitarrista
André M. Santos

André M. Santos nasceu em Lisboa em 1984. A sua primeira licenciatura foi em Economia pela Universidade Nova de Lisboa (2006). Depois do curso de economia terminou o curso de guitarra no Conservatório Nacional (2007) e entrou para a licenciatura em Guitarra Clássica na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) onde estudou com Piñero Nagy.

Fui terminou o curso superior de guitarra, como aluno de Erasmus, no Conservatório Superior Manuel Castillho (Sevilha) onde estudou com Francisco Sanchez Bernier (2010).

A sua paixão pelo Flamenco levou-o a procurar aulas com  Pedro Jóia (Lisboa) e mais tarde com Óscar Herrero (Madrid). Em 2011 resolveu concorrer ao curso superior de Composição na ESML onde estudei com António Pinho Vargas, Carlos Caires e Luís Tinoco, que terminou em 2015.

No Município de Almada deu os primeiros passos na música e a CMA apoiou o seu percurso. Faz parte do corpo de Júri residente do Concurso Nacional de Música de Intervenção de Almada desde 2007. Em 2011 recebeu o prémio de Jovem Talento pelo Município de Almada, e organiza os Encontros de Fado de Almada desde 2012.

Ao longo da sua carreira tocou com diversos artistas um pouco por todo o mundo: Teresa Salgueiro com quem fez a tour “Voltarei à minha terra” (2010-2012); foi diretor musical da Mythos Orquestra do Festival “7 Sóis 7 Luas” (2013-2014) e do Quórum Ballet na peça “Correr o Fado”(desde 2011). Em 2014 tocou como solista no concerto de Natal do Coro Gulbenkian. Participou no concerto de abertura da Festa do Avante de 2015 com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa. Trabalha regularmente com alguns nomes da cultura portuguesa como Mariza, Ricardo Ribeiro, Mísia, Cuca Roseta, Ana Laíns, Carla Pires, Teresa Lopes Alves, Joana Melo, entre outros.

Como compositor escreveu a peça obrigatória para o Prémio Jovens Músicos 2014 na categoria de acordeão (encomenda Antena 2 – RTP). Tem escrito para diferentes formações desde pequenos grupos de música de câmara até formações orquestrais. A sua música tem sido tocada por alguns dos melhores intérpretes portugueses atuais e já foi apresentada em vários países desde EUA até Macau. Em 2015 escreveu e estreou o primeiro concerto para 4 guitarras e orquestra escrito por um compositor português, o concerto “Akasha” foi estreado pelo Quarteto de Guitarras de Lisboa e a Orquestra Sinfionietta de Lisboa.

Apesar de ter trabalhado em muitos projetos diferentes sempre teve a vontade de criar os seus grupos onde pode explorar ideias e linguagens que gosto e trabalhar tanto como guitarrista como compositor. Desta forma faz parte dos Melech Mechaya, Quarteto de Guitarras de Lisboa, Mano Quarteto e André Santos & MOB Ensemble. Como Viola de Fado é músico residente na casa de Fados Mascote da Atalaia no Bairro Alto (Lisboa).

Em 2016recebeu o prémio de “melhor edição para flauta solo em 2015″ atribuído pela The National Flute Association dos EUA com a peça “O motivo da menina Laite”.

André M. Santos – Do Ser Imersivo

Em março de 2023 ficou disponível em todas as plataformas digitais o seu último disco, com 2 concertos para guitarra e orquestra, onde assume a composição, execução e produção.

“O caminho do artista define-se ao longo de uma vida. Todas as suas faces se vão revelando, transformando e progredindo ao longo dos tempos. Lembro-me de viver desde sempre um conflito interno por não me identificar a nenhum mundo mas a viver ao mesmo tempo em todos eles… Apaixonei-me pela guitarra desde tenra idade, completamente vidrado na energia e virtuosismo do Flamenco. Fiz os meus estudos académicos, numa vertente mais erudita, passando pelo Conservatório Nacional e a Escola Superior de Música de Lisboa (como guitarrista e compositor). Com os amigos da escola (e não só) tive bandas de Rock, de Hardcore, de Funk, de Klezmer, grupos de Música de Câmara, Música tradicional Portuguesa, Flamenco, Jazz e Fado… Escrevi música para estes grupos, para filmes, para peças de bailado contemporâneo, para orquestras e músicos a solo. Não escrevo isto para impressionar mas para responder à pergunta “Qual o estilo de música do André?”. A verdade? Nem eu sei… Os 2 concertos presentes neste disco têm um pouco disto tudo, talvez esse seja o meu verdadeiro estilo…”

(André M. Santos)

André M. Santos, guitarrista

André M. Santos, guitarrista

Discografia

Sete ‎(CD, Álbum) SevenMuses MusicBooks SM036-CD 2018
Círculo da Música (André M. Santos Convida) ‎(CD, Álbum, Ltd) (André M. Santos Self-released) 2020
André Miguel Santos, Amélia Muge, Orquestra de Câmara Ágora – Sinfonia Da Liberdade (Sobreviveremos) ‎(CD, Álbum) SevenMuses MusicBooks SM039-CD 2022

Partilhe
Share on facebook
Facebook