André Rosinha
André Rosinha
Natural de Sintra, André Rosinha nasceu no dia 13 de Agosto de 1987. Aos 17 anos, e de forma autodidacta, começou a tocar baixo eléctrico. Um ano mais tarde foi estudar para a escola de musica Musicland em Mafra, onde permaneceu por dois anos e meio.
Com 20 anos ingressou na escola de musica do Conservatório Nacional onde iniciou os estudos de Contrabaixo com os professores Manuel Rego e Miguel Leiria. Em simultaneo, ingressou na Escola Jazz Luiz Villas-Boas – Hot Club de Portugal onde teve aulas de Contrabaixo com Bernardo Moreira, Harmonia com Vasco Mendonca, Treino Auditivo com Bruno Santos e Combo com Nuno Costa, Luís Cunha, Vasco Agostinho, entre outros.
Entre 2009 e 2010 teve aulas particulares de Contrabaixo com Demian Cabaud. Em 2010 participou na Festa do Jazz mas desta feita com o Combo da Escola Luiz Villas boas com os quais ganha o prémio de melhor Combo de Escolas de Jazz.
Em 2010 participou no Curso de Verão Lisbon Jazz Summer School como bolseiro pela Escola de Jazz Luiz Villas Boas, e aqui teve a oportunidade de aprender com Danilo Perez, Ben Street, Adam Cruz, Rogerio Boccato e Rudresh Mahanthappa. Participou em seminários e classes de aperfeiçoamento com Dave Holland, Matt Penmann, Aaron Goldberg, Reuben Rogers, Greg Hutchinson, Chris Cheek, Jorge Rossy, Matt Renzi, Don Farmularo, Franck Amsallem, Jon Irabagon, Ze Eduardo, Paulinho Braga, Matt Pavolka, Andre Fernandes, Nelson Cascais, entre outros.
Foi membro da big band Reunion entre 2011 e 2016. E, desde Outubro de 2011, é docente na Escola Luiz Villas Boas-Hot club de Portugal.
Colabora por diversas vezes com a orquestra de jazz do Hot Clube. Em 2013 participou na Festa do Jazz mas desta feita com o Combo da Escola Superior de Música de Lisboa com os quais ganhou o prémio de melhor Combo das escolas Superiores. Alcançou o segundo lugar em ex aequo na 27ª edição do premio jovens músicos, categoria de combo jazz.
Em 2014, terminou a licenciatura em Contrabaixo Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Bernardo Moreira, Nelson Cascais.
O seu primeiro álbum como líder é Pórtico e conta com os músicos João Barradas, Albert Cirera, Eduardo Cardinho e Bruno Pedroso.
André Rosinha é membro do João Barradas Trio, Júlio Resende, Samuel Lercher Trio, Ricardo Pinto quinteto, Eduardo Cardinho quinteto, entre outros.
Toca desde 2015 com o cantor Salvador Sobral com quem já gravou três discos.
Actuou no Festival internacional de Jazz de Munster (Alemanha), Sopot Jazz Festival (Polónia), Festival de Jazz do Valado Frades, Festival Jazzaldia, Encontros Internacionais de Jazz em Coimbra, Hot Club, Sunset (Franca), Jazzahead (Alemanha), Festival de Jazz de Cadiz (Espanha), Kaunas Jazz Fest (Lituânia) Funchal Jazz, Seixal Jazz, Dias da Musica no CCB, Casa da Música, entre outros.
Já tocou ainda com músicos como Perico Sambeat, Greg Osby, Alexi Tuomarila, Mario Laginha, Marc Miralta, Theo Ceccaldi, Abe Rabade, Jeffery Davis, Ben Van Gelder, João Paulo Esteves da Silva, Xavi Torres, João Barradas, Roberto Negro, Bruno Pedroso, Júlio Resende, João Moreira, Afonso Pais, André Fernandes, entre outros.
Fonte: Fundação GDA
André Rosinha, contrabaixo, créditos Rui Oliveira
Discografia
Álbuns
Pórtico (CD, Álbum) Robalo 007 2017
Árvore (CD, Álbum) Robalo 009 2019
Beatriz Nunes, Paula Sousa, André Rosinha – À Espera do Futuro (CD, Álbum) Nischo Records NIS0015 2021
Triskel (CD, Álbum) Nischo Records NIS0017 2022
Fonte: Discogs