Beatriz Nunes
Beatriz Nunes
Cantora e compositora, Beatriz Vieira Nunes nasceu em 1988, no Barreiro e vive em Lisboa. Apresentou em 2018 o seu primeiro álbum de originais, Canto Primeiro, constituído por temas próprios, novos arranjos para algumas canções clássicas como a “A canção da paciência” de José Afonso, e criações para poemas de poetas portugueses contemporâneos, como o poema “Para-me de Repente o pensamento” de Ângelo de Lima ou “Senhora do Ó” de Margarida Vale de Gato.
Beatriz Nunes vocalista do Grupo Madredeus desde 2011, com quem gravou o álbum Essência em 2012, e se apresentou em digressão no Barbican de Londres, Wien Konzerthaus em Viena, Haus der Kulturen der Welt em Berlim, AVO Sessions em Basel, Festival Mimo em Ouro Preto, Is Sanat em Istambul, entre outros. Em 2015 gravou com os Madredeus o último álbum do grupo, Capricho Sentimental.
Ao mesmo tempo, mantem actividade em nome próprio, com apresentação de repertório de Jazz e música portuguesa. Tem várias colaborações em projectos de Jazz e nova música portuguesa, designadamente nos álbuns Mau Sangue de José Ferreira/Nuno Moura (2011), Terra Concreta de Afonso Pais (2013); Coro das Vontades de Tiago Sousa (2014), Getting All The Evil Of The Piston Collar de The Rite of Trio (2015).
Desde 2010 tem participado nos Programas anuais de Ópera do Sintra Estúdio de Ópera, designadamente em Taças de Himyneu, Salome e Il trionfo di Davidde.
Começou a cantar aos 9 anos, no Coro da Academia dos Amadores de Música de Lisboa, onde se iniciou no estudo de guitarra clássica. Em 2004 iniciou o curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional, que concluiu em 2011.
Em 2014 terminou a licenciatura em Música-Jazz variante Voz, na Escola Superior de Musica de Lisboa.
No mesmo ano recebeu a bolsa do New York Voices Summer Camp em Toledo, Ohio ( EUA) onde estudou técnica vocal com Kim Nazarian e composição com Lauren Kinhan e Peter Eldridge, da Berklee College of Music.
A par da sua actividade de cantora e compositora, é professora de voz na Escola de Jazz do Barreiro desde 2012 e na Escola Profissional Oficio das Artes em Montemor-o-Novo desde 2015.