Hugo Vasco Reis
Hugo Vasco Reis
Hugo Vasco Reis é um compositor português de música contemporânea.
Discografia
- Poema Anacrónico (2013)
- Metamorphosis and Resonances (2017)
- I am (k)not (2018)
- O Espaço da Sombra (2018)
- Chamber Music I (2019)
- Voices and Landscapes (2021)
- Tateabilidade (2023)
Tateabilidade (2023)
“Tateabilidade” é um ciclo de cinco obras, compostas e interpretadas por Hugo Vasco Reis, desenvolvidas através do ato da experimentação, que relacionam a guitarra portuguesa, objetos, eletrónica e o sentido do tato. A guitarra portuguesa é colocada em cima de uma mesa e o discurso sónico é construído através da sua interação com a eletrónica e com os vários objetos que a rodeiam, tais como pedras, cordas, borrachas, limas, plásticos, arcos, e.bows, folhas de alumínio, copos, altifalantes e microfones.
Hugo Vasco Reis, 2023
Voices and Landscapes (2021)
“Voices and Landscapes” é um álbum que inclui cinco obras de Hugo Vasco Reis, compostas para diferentes instrumentações, nas quais a voz é o elemento comum, presente em todas as peças. O tema central deste deste álbum é a paisagem, o que levou o compositor a uma pesquisa de sons diversificados que vão desde a natureza até aos lugares urbanos, totalmente moldados pela ação humana. Foi ainda influenciado por poemas de Antero de Quental e Fernando Pessoa. Este trabalho teve o apoio do Ministério da cultura de Portugal, DGArtes, SPAutores e Antena 2.
Hugo Vasco Reis, 2021
O álbum “Voices and Landscapes” foi nomeado para os prémios SPAutores 2022, na categoria de melhor trabalho de Música Erudita.
Chamber Music I (2019)
“Chamber Music I” é um trabalho de música de câmara, com repertório contemporâneo, que explora diferentes combinações de instrumentos. Inclui cinco peças de autoria do compositor Hugo Vasco Reis, entre 2014 e 2018. Engenharia de som por António Pinheiro da Silva. Capa de Yari Ostovani. Este trabalho teve o apoio da Direção Geral das Artes, Antena 2 e Escola Superior de Música de Lisboa.
Hugo Vasco Reis, 2019
O espaço da sombra (2018)
São apresentadas peças cuja instrumentação varia entre solo, eletroacústica e música de câmara, mas sempre com a guitarra portuguesa como elemento solista e pensada como um corpo onde tudo pode ser tocado. Cada peça constitui um objeto fluido, onde tudo está em constante variação, tentando encontrar a poética musical, um espaço não temporal, a expressão, a qualidade do som e criar algo que revele o que cada um pode encontrar no seu interior.
Hugo Vasco Reis, 2018
I am (k)not (2018)
“I am (k)not” é uma criação e interpretação de Ana Jordão, sobre a qual Hugo Vasco Reis compôs um ciclo seis peças de música acusmática, resultado do cruzamento interdisciplinar entre ambos. O processo criativo desenvolve-se através da relação entre a expressividade, o gesto e o movimento. Entre o ritmo do corpo e a memória, de forma a encontrar interiormente, novos caminhos de escuta e perceção, num diálogo que oscila entre o sonho e a realidade. Durante o discurso de cada peça estão intrínsecos conceitos relativos ao processo criativo do compositor, encontrando-se gestos, focos, motivos e timbres, que criam em cada ciclo um discurso de ordem e desordem. Engenharia de som por António Pinheiro da Silva. Fotografia de Cláudio Garrudo e prefácio de Carlos Caires. Este trabalho teve o apoio da Direção Geral das Artes, Antena 2 e Escola Superior de Música de Lisboa.
Hugo Vasco Reis, 2018
Metamorphosis and Resonances (2017)
“Metamorphosis and Resonances” é um caderno de oito peças para instrumentos solo, que tem como ponto de partida processos intuitivos intimamente ligados a gestos, timbres, camadas, imagens e focos, que definem as progressões de tensão e distensão, os elementos formais e o discurso de cada obra. A ideia comum a todas as composições reflete um diálogo de cumplicidade e conflito, prazer e angústia, entre o Horizonte e o abismo, entre a metamorfose e a ressonância. As gravações foram realizadas por um leque notável de músicos composto por: Ana Castanhito (harpa), Cândido Fernandes (piano), Filipe Quaresma (violoncelo), Frederic Cardoso (clarinete baixo), Lourenço Macedo Sampaio (Viola d’arco), Monika Streitová (flauta), Paulo Jorge Ferreira (acordeão) e Pedro Rodrigues (guitarra clássica). Engenharia de som por António Pinheiro da Silva, com assistência de João Penedo. Fotografia de Cláudio Garrudo e prefácio de Sérgio Azevedo. Este trabalho teve o apoio da Direção Geral das Artes, Antena 2 e as gravações decorreram no auditório da Escola Superior de Música de Lisboa.
Hugo Vasco Reis, 2017
Poema Anacrónico (2013)
“Poema Anacrónico” marca a estreia do guitarrista Hugo Vasco Reis a solo. Neste projecto, a guitarra portuguesa apresenta-se como instrumento solista. São apresentadas três secções principais: guitarra portuguesa e piano (composições de António Victorino D’Almeida), guitarra portuguesa a solo (composições de Hugo Vasco Reis) e transcrições de obras de Carlos Seixas (1704-1742) de instrumento de Tecla, adaptadas para guitarra portuguesa e Viola da gamba. O trabalho foi produzido por Mário Dinis Marques e os músicos envolvidos, para além de Hugo Vasco Reis (guitarra portuguesa), foram Cândido Fernandes (piano) e Filipa Meneses (Viola da gamba). O prefácio é de António Victorino d’Almeida.
Hugo Vasco Reis, 2013