Idanha-a-Nova
Idanha-a-Nova e a sua discografia
Em 2015 Idanha-a-Nova tornou-se a primeira Cidade Criativa da Música em Portugal. Também pela primeira vez, um território da ruralidade foi aceite nesta prestigiada rede da UNESCO, conquistando o seu lugar entre capitais e grandes cidades de todo o Mundo. O património musical e a vivência que a música proporciona no concelho de Idanha-a-Nova foram os alicerces da candidatura a Cidade Criativa da Música.
Idanha-a-Nova tem uma identidade intimamente ligada à música: investiga profundamente as suas tradições; aposta em infraestruturas culturais; desenvolve o ensino da música e o fabrico e restauro de instrumentos musicais; acolhe um número raro e diversificado de grupos tradicionais e promove, ao longo do ano, uma quantidade impressionante de eventos ligados à música, desde a eletrónica mais moderna aos sons tradicionais, passando pelo registo erudito.
A classificação da UNESCO tem sido fundamental para a afirmação de Idanha-a-Nova como destino de excelência no âmbito das indústrias criativas e parceiro de exceção na troca de experiências e conhecimentos com várias cidades nacionais e internacionais. Abriu ainda um precedente extraordinário ao consagrar o reconhecimento do valor das capacidades de desempenho dos territórios de pequena dimensão/ baixa densidade a uma escala global.
Fonte: Idanha
DISCOGRAFIA
Senhora do Almurtão
Vários – Millennium – Música Para o Terceiro Milénio (CD, Compilação) EMI 1996
Vários – Idanha-A-Nova – Toques e Cantares da Vila EMI CD, Álbum 1995
Fado da Idanha
Adelina Fernandes Fado Anita / Fado Da Idanha (Shellac, 10″) 5351-B
Maria Teresa de Noronha – O Melhor De Maria Teresa de Noronha iPlay Som e Imagem Lda. – IPV CD, Compilação 2008
Amália – Fados Tradicionais Companhia Nacional de Música – CNM 367CD Colecção Património
CD, HDCD, Compilação 2011
Tia Benedita
Tiago Pereira – Dêem-me Duas Velhinhas, Eu Dou-vos O Universo Optimus Discos CD, Álbum 2013 (23 Tia Benedita– Panteei o meu Cabelo 3:39)
Fonte: Discogs
The Art of Song vol.2: Between Sacred and Profane
A 5 de janeiro de 2024, Rita Maria & Filipe Raposo apresentam o novo disco, no Centro Cultural Raiano, num concerto de entrada gratuita com a participação especial das Adufeiras de Idanha e Idalina Gameiro. Gravado na Sé de Idanha-a-Velha, o disco “The Art of Song vol.2: Between Sacred and Profane” parte das influências musicais que moldaram artisticamente Rita Maria & Filipe Raposo e que coabitam num território próprio – o da Música Erudita, do jazz e do cancioneiro tradicional, nomeadamente o de Idanha-a-Nova.