Jaime Reis
Jaime Reis
Jaime Reis (Coimbra, 1983) é um compositor português. Iniciou os estudou musicais com António Tilly (5 – 12 anos de idade), prosseguindo-os no Conservatório de Música de Seia (12-17 anos).
Entre os 17 e os 22 anos frequentou a Universidade de Aveiro onde concluiu a Licenciatura em Ensino de Música (Composição), recebeu três bolsas de mérito e estudou com João Pedro Oliveira.
Entre os 22 e os 24 anos, frequentou o curso de doutoramento em Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Aos 24 anos iniciou o doutoramento em Ciências Musicais (FCSH-UNL) orientado pelos professores Salwa Castelo-Branco e Emmanuel Nunes, cujos seminários de composição frequentou regularmente desde 2003, a par de outros cursos, nomeadamente, com Karlheinz Stockhausen.
Aos 19 anos organizou o seu primeiro festival: Dni Muzyki Portugalskiej w Krakowie, posteriormente designado Festival DME (Dias de Música Electroacústica).
Tem proferido conferências e cursos em instituições como: Universidade de Woosuk – Coreia do Sul, Keio University – Tóquio, Uni. de Manila, Iloilo, Mindanao (e.o. nas Filipinas) SciencesPo – Le Havre, USP, UNICAMP, UFBA, UDESC, UFMG (e.o. no Brasil), Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar, Cursos Stockhausen 2009 – Kürten, 42. Darmstadt Internationale Ferienkurse für Neue Musik, International Summer School of Systematic Musicology.
É investigador no INET-md. Tem leccionado em escolas como a ESART, Instuto Piaget, FCSH-UNL, EMNSC e Conservatório de Música de Seia, onde também integra a direcção pedagógica.
Tem recebido encomendas de entidades como Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Grupo Síntese, Duo Contracello, Borealis ensemble, UFT/INATEL, Festival Primavera, Logos Foundation (Belgium) e F.L.S.I. (Paris), entre outras.
É professor na Escola Superior de Música de Lisboa.
Discografia
- Portuguese Tributes to Beethoven
“Portuguese Tributes to Beethoven” apresenta música para quinteto com piano e quarteto (violino, flauta, clarinete e piano), interpretada pelo Quarteto Lopes-Graça, a pianista Taíssa Poliakova Cunha, o violinista Luís Pacheco Cunha, a flautista Katherine Rawdon e o clarinetista Paulo Gaspar.
As três obras do disco, compostas por três portugueses, prestam homenagem directa e indirecta à música de Beethoven. O Quinteto de João Domingos Bomtempo foi escrito no estilo clássico da Primeira Escola de Viena. As obras de César Viana e Jaime Reis prestam a sua homenagem em estilos muito diferentes, sendo que um utiliza uma linguagem relativamente tradicional e o outro – mais radical, como era o próprio Beethoven.