João Gato

João Gato

Nascido em 2000, João Gato frequentou o curso prático de Jazz da Escola de Jazz Luís Villas Boas, que concluiu em 2018 depois de 3 anos de aulas com o saxofonista Ricardo Toscano.

Em 2018 ingressou na licenciatura em Saxofone Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Desidério Lázaro, Pedro Moreira, Nelson Cascais, Gonçalo Marques e Afonso Pais. Concluiu a licenciatura em 2021.

Lançou em 2022 o primeiro disco em nome próprio – Prötzeler – com o seu grupo Apophenia, editado pela Robalo e considerado pela revista jazz.pt como “uma das grandes surpresas do ano”.

Integra projetos como Filipa Franco Quinteto, Sonic Voyaging, S.E Pony e Orquestra de Jazz de Setúbal.

Já tocou com músicos como Peter Evans, Nazaré da Silva, João Pereira, Mariana Dionísio, Nelson Cascais, João Valinho, Pedro Melo Alves e Samuel Gapp e a Orquestra de Jazz do Hotclub de Portugal.

Recebeu aulas de músicos como Peter Evans, Jacob Sacks, Pedro Melo Alves, Yedo Gibson e Chris Pitsiokos.

Apophenia – nome da tendência psicológica de reconhecer/procurar padrões entre dados aparentemente aleatórios. O objetivo do quarteto é a procura por uma estética entre a improvisação totalmente livre e as composições sem instrumento harmónico, que pendem fortemente para a estética rítmica do Jazz avant-garde contemporâneo de músicos como Eric Dolphy e Peter Evans. Através do diálogo e comunicação, os 4 músicos propõem-se a procurar uma relação entre o pré-planeado e o imprevisível, reinventando e recompondo a música ao longo de cada concerto.

Partilhe
Share on facebook
Facebook