João Pedro Brandão

João Pedro Brandão, saxofonista jazz
João Pedro Brandão

João Pedro Brandão iniciou os estudos musicais na Escola de Música Óscar da Silva onde entre 1992 e 1997 estudou Flauta Transversal com Luís Carrapa.

Em 1999 começou a estudar Jazz num combo do pianista Paulo Gomes e em 2002 iniciou o estudo do Saxofone com o saxofonista Mário Santos.

Concluiu o curso de Jazz (saxofone) da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Porto), em 2007, tendo sido aluno de José Luís Rego, Mário Santos, Pedro Guedes, Carlos Azevedo, Telmo Marques, Nuno Ferreira, Michael Lauren, Paulo Perfeito…

Esteve, entre Janeiro e Julho de 2007, no Lemmensinstitut (Bélgica) onde estudou com Frank Vaganné, Dré Palemaerts, entre outros.

Finalizou em 2012 o Mestrado em Jazz da ESMAE tendo estudado composição com Carlos Azevedo e Paulo Perfeito.

Teve aulas e participou em workshops com vários saxofonistas: Mark Turner, Greg Osby, Chris Cheek, Steve Wilson, Bill Mchenry, Miguel Zenon, Jaleel Shaw, e com os compositores Maria Schneider e Jason Lindner.

Criou em 2011 o CORETO, ensemble de 12 músicos que lidera, com quem actuou na Casa da Música (Novos talentos Jazz Nacional), Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro São Luiz, Festival Sines em Jazz, Festival Porta-Jazz, Festa do Avante. O grupo gravou 5 álbuns em edições com o Carimbo Porta-Jazz: 2021 – A Tribo, 2017 – Analog, 2012 – Aljamia, todos com música composta e arranjada por si; 2015 – Sem Chão – música de vários compositores portuenses; 2014 – Mergulho – música da António Pedro Neves. Todos estes álbuns foram aclamados pela crítica nacional constando invariavelmente nas listas Melhores discos de Jazz nacional.

Gravou em 2020 “Trama no Navio” um projeto onde junta os músicos Hugo Carvalhais, Marcos Cavaleiro e Ricardo Moreira, para reinterpretar em quarteto a música que escreveu para Orquestra Jazz de Matosinhos musicar a segunda parte do Filme “Couraçado Poutenkim”. O quarteto recebeu o apoio à circulação internacional da DGartes, tendo sido apresentado na Lituânia, Áustria, Alemanha, Suíça e Egito.

Desde 2009 integra a Orquestra de Jazz de Matosinhos tendo já participado em vários projectos, nomeadamente nas gravações dos CDs:

  • 2022 – After Midnight com Rebecca Martin & Larry Grenadier;
  • 2014 – Jazz Composers Fórum;
  • 2013 – Bela Senão Sem com o Pianista João Paulo Esteves da Silva;
  • 2011 – Amoras e Framboesas com a cantora Maria João;
  • 2010 – Our Secret World com Kurt Rosenwinkel, tendo com este tocado nos conceituados clubs de NY, Blue Note, Birdland e Iridium, e no Berklee BeanTown Jazz Festival em Boston;
  • 2006 – Portology com Lee Konitz e o arranjador Ohad Talmor.

Para além deste, destacam-se outros projectos na área do jazz:

  • Bode Wilson (Trio com Demian Cabaud e Marcos Cavaleiro) que editou o álbum “Aether” (Carimbo Porta-Jazz 2022), “26” (Carimbo Porta-Jazz em 2014) e o álbum “Lascas” (Carimbo Porta-Jazz em 2017);
  • Susana Santos Silva com quem gravou “Ocean Inside a stone” (Carimbo Porta-Jazz 2020) “Impermanence” (Carimbo Porta-Jazz 2015);
  • Demian Cabaud “Otro Cielo” (Carimbo Porta-Jazz 2021);
  • Lucia Martinez Quarteto com quem gravou 2 CDs editados pela editora espanhola Karonte: 2014 – De Viento e de Sal 2010 – Soños e Delírios.

AP Quinteto com quem gravou 6e5 (TOAP 2011).

Co-fundou em 2010, a Associação Porta-Jazz que dirige desde a sua fundação. Esta Associação, tem como objectivo promover o Jazz e os seus músicos na cidade do Porto. Neste contexto, produziu centenas de concertos, as edições do Festival Porta-Jazz, criou o “Carimbo Porta-Jazz” de apoio à edição discográfica independente, entre muitas outras actividades da associação (www.portajazz.com).

É professor no Conservatório de Música do Porto e na Escola de Música Valentim de Carvalho.

Paralelamente à actividade musical estudou Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto tendo finalizado a licenciatura em 2000.

Discografia

João Pedro Brandão, Trama no navio

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