Leonor Baldaque

Leonor Baldaque, New dates of love
Leonor Baldaque

Leonor Baldaque nasceu no Porto, e começou a estudar violoncelo muito nova. Aos 19 anos, a convite de Manoel de Oliveira, deu início à sua carreira de atriz, tendo trabalhado com o cineasta português durante 12 anos. Fez o seu último filme, “La Religieuse Portugaise”, com o cineasta francês Eugène Green, filme graças ao qual venceu o prémio de melhor atriz da Fundação GDA.

Entretanto, já se tinha mudado para Paris, onde vive há mais de 20 anos. Deixando o cinema, dedica-se por completo à escrita, escrevendo em língua francesa. Publicou até à data dois romances, em duas das mais prestigiadas editoras francesas, Vita (La Vie Légère), (éditions Gallimard), e Piero Solitude (éditions Verdier). Enquanto escreve o seu terceiro romance, adquire uma guitarra, algo que veio por completo revolucionar a sua vida e criação. Iniciou então uma relação intensa com este instrumento e com a escrita de canções e de poemas em inglês.

O seu primeiro álbum, Few Dates of Love, sai em 2024. Os seus dois primeiros singles foram Few Dates of Love e My New Drink, cujos videoclipes foram realizados pela artista. Leonor Baldaque apresenta as Few Dates of Love a 22 de Fevereiro de 2023, na Casa da Música.

Ser artista é uma forma de sentir o mundo e também uma forma de lutar e viver por uma liberdade. Essa forma de sentir, num ou numa artista, pode-se exprimir de diferentes maneiras. Consoante as inclinações naturais de cada um. Para mim, é a performance, a escrita, e agora a canção. (Leonor Baldaque)

O disco de estreia Few Dates of Love é editado no primeiro trimestre de 2024.

Leonor Baldaque, New dates of love

Leonor Baldaque, New dates of love

Partilhe
Share on facebook
Facebook