Luísa Amaro

Luísa Amaro, guitarra portuguesa, créditos Sandra Bernardo
Luísa Amaro

Luísa Amaro foi a primeira mulher guitarrista profissional de guitarra portuguesa, a primeira mulher a compor profissionalmente para este instrumento e a apresentar-se como concertista.

Estudou Guitarra Clássica no Conservatório Nacional de Lisboa com o Professor Lopes e Silva e prosseguiu os estudos em Barcelona, em 1983, com a grande guitarrista argentina Maria Luísa Anido.

Tendo cursado Direito, desistiu do mesmo para se dedicar de forma profissional e exclusiva à Música, o que lhe permite, pelo trabalho desenvolvido desde 1996,considerar-se pioneira na abordagem inovadora que tem desenvolvido com a guitarra portuguesa.

Em 1984 começou a tocar e a acompanhar Mestre Carlos Paredes (1925-2004) em centenas de concertos por todo o mundo.

Desde 1996 que Luísa Amaro se dedica à guitarra portuguesa como compositora.

Da sua busca incessante de novas envolvências tímbricas e de um repertório diferente e original para um instrumento carregado de tradição simbólica, nasceram projectos que desafiam a guitarra portuguesa para outros pulsares e ritmos, afastando-se do tradicional mundo do Fado a que habitualmente se associa esta guitarra..

Do seu percurso como compositora e concertista em guitarra portuguesa, destacam-se os CD editados:

“Canção para Carlos Paredes” de 2004, , “Meditherranios” de 2009, “Geração do Novo cancioneiro” (poemas ditos por Maria de Jesus Barroso com música de Luísa Amaro), de 2010 e “Argvs” de 2014, sendo a primeira mulher a gravar para guitarra portuguesa em nome próprio.

Luísa Amaro, Mar Magalhães, 2018.

Luísa Amaro, guitarra portuguesa, créditos Sandra Bernardo

Luísa Amaro, guitarra portuguesa, créditos Sandra Bernardo

Partilhe
Share on facebook
Facebook