Luísa Amaro

Luísa Amaro, guitarra portuguesa, créditos Sandra Bernardo
Luísa Amaro

Luísa Amaro foi a primeira mulher guitarrista profissional de guitarra portuguesa, a primeira mulher a compor profissionalmente para este instrumento e a apresentar-se como concertista.

Estudou Guitarra Clássica no Conservatório Nacional de Lisboa com o Professor Lopes e Silva e prosseguiu os estudos em Barcelona, em 1983, com a grande guitarrista argentina Maria Luísa Anido.

Tendo cursado Direito, desistiu do mesmo para se dedicar de forma profissional e exclusiva à Música, o que lhe permite, pelo trabalho desenvolvido desde 1996,considerar-se pioneira na abordagem inovadora que tem desenvolvido com a guitarra portuguesa.

Em 1984 começou a tocar e a acompanhar Mestre Carlos Paredes (1925-2004) em centenas de concertos por todo o mundo.

Desde 1996 que Luísa Amaro se dedica à guitarra portuguesa como compositora.

Da sua busca incessante de novas envolvências tímbricas e de um repertório diferente e original para um instrumento carregado de tradição simbólica, nasceram projectos que desafiam a guitarra portuguesa para outros pulsares e ritmos, afastando-se do tradicional mundo do Fado a que habitualmente se associa esta guitarra..

Do seu percurso como compositora e concertista em guitarra portuguesa, destacam-se os CD editados:

“Canção para Carlos Paredes” de 2004, , “Meditherranios” de 2009, “Geração do Novo cancioneiro” (poemas ditos por Maria de Jesus Barroso com música de Luísa Amaro), de 2010 e “Argvs” de 2014, sendo a primeira mulher a gravar para guitarra portuguesa em nome próprio.

Luísa Amaro, Mar Magalhães, 2018.

Luísa Amaro, guitarra portuguesa, créditos Sandra Bernardo

Luísa Amaro, guitarra portuguesa, créditos Sandra Bernardo