Rúben Borges
Rúben Borges
Rúben Borges nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1994. Estudou clarinete na Academia de Música da Costa Cabral e licenciou- se em Composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) em 2019.
Frequenta o mestrado em Composição no Conservatório Real de Antuérpia sob a orientação de Wim Hendrickx onde investiga a translação de elementos não musicais para uma linguagem musical no seu processo criativo.
Colaborou com vários músicos da panorama nacional português e foi premiado nas 6ª e 7ª edições do “Prémio de Composição Século XXI”, organizado pela ARTEAM. Em 2018, foi artista residente da Estalagem da Ponta do Sol Contemporary Music and Electronics Residency, na Madeira (Portugal). Co-fundou a estrutura colaborativa BANQUETE, de investigação e criação multidisciplinar nas artes, da qual é investigador associado e criador.
A sua música tem sido executada na Bélgica, Portugal e Espanha e apresentada em diversos festivais como o Festival DDD (Porto), a bienal Aveiro_Síntese, o Festival Música Viva (Lisboa), o Síntese – XIV Ciclo de Música Contemporânea (Guarda) e o XII Ciclo de Musica Atual (Badajoz). As recentes encomendas e colaborações incluem trabalhos para o Síntese – Grupo de Música Contemporânea, Hodiernus Ensemble e Arte no Tempo.
Saiba mais AQUI.
Discografia
Lux et Umbra, registo discográfico “Lux et Umbra”, dedicado à Música Contemporânea Portuguesa para Clarinete, por Frederic Cardoso com obras de André Rodrigues, Bernardo Lima, João F. Ferreira, Luís Neto da Costa, Rodrigo Cardoso e Rúben Borges, edição Artway Records.
Rúben Borges (n. Vila Nova de Gaia, 1994) é compositor, músico e artista multidisciplinar.
Licenciou-se em Composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE, Porto) e é Mestre em Composição Musical (cum laude) pelo Conservatório Real de Antuérpia.
Frequenta o Mestrado Avançado em Música Contemporânea sob a orientação de membros do ICTUS ensemble e SPECTRA ensemble, no Conservatório Real / Escola de Artes de Gent.
Colaborou com vários músicos da panorama nacional português e foi premiado nas 6ª e 7ª edições do “Prémio de Composição Século XXI”, organizado pela ARTEAM. Em 2018, foi artista residente da Estalagem da Ponta do Sol Contemporary Music and Electronics Residency, na Madeira. Integrou a European Opera Academy no EOA Lab (2021), onde participou na criação de uma micro-ópera, e na International Opera Creation, Improvisation, and Performance Incubator (2022), com masterclasses na Lituânia, o que culminou na estreia de uma pequena ópera-instalação.
Co-fundou a estrutura colaborativa BANQUETE, de investigação e criação multidisciplinar nas artes, da qual é investigador associado e criador. A sua música tem sido apresentada na Alemanha, Bélgica, Portugal e Espanha, em eventos como o Festival DDD, Ciclo Estado da Nação, bienal Aveiro_Síntese, Festival Música Viva, Operafest Lisboa, Síntese – XIV Ciclo de Música Contemporânea e XII Ciclo de Musica Atual (Badajoz).
Encomendas e colaborações recentes incluem trabalhos para o Síntese – Grupo de Música Contemporânea, Hodiernus Ensemble, Duartes Vocal Ensemble, Arte no Tempo e os solistas Adam Starkie, Eva Boesch, Karin de Fleyt, Katie Porter, Keiko Murakami e Marc Tooten.
Participou em classes de aperfeiçoamento com Åke Parmerud, Francesco Filidei, Gilbert Nouno, Harrison Birtwistle, Jessie Marino e Patricia Alessandrini, entre outros.
Através de métodos colaborativos não hierárquicos, Rúben Borges desenvolve peças inter-artes que exploram as relações entre música e arte performativa desenvolvendo conceitos como corpo, espaço, imagem em movimento e som.
11 de novembro de 2022