Sebastião Antunes
Sebastião Antunes
Sebastião Antunes, nome pelo qual é mais conhecido Sebastião Manuel Duarte Antunes, é um compositor, letrista, instrumentista e cantor de música folk.
O objectivo de Sebastião Antunes, mentor do que em tempos foram os “Peace Makers” e que, desde 1991, deu origem ao grupo Quadrilha, é fazer a fusão entre formas próprias da tradição portuguesa e uma certa sonoridade Celta. Por outro lado, tem uma preocupação – fazer chegar a Música Popular aos mais novos.
A música da Quadrilha tem base em formas simples, tão simples quanto os motivos das suas canções. O modo descritivo expresso nas suas letras remete cada verso para uma parte da história que está a ser contada/cantada. A Quadrilha vai fazendo histórias que reforçam a crença numa terra que tem tudo para nos dar. Umas vezes em tom de grande folia, outras na ternura e na calma de uma balada, mas sempre com o som único da banda.
Ao vivo, o espectáculo da Quadrilha transpira alegria e emoção. Quando a Quadrilha entra em palco é para pôr todos a dançar, a beber, a ouvir, a pular, a cantar e namorar.
O primeiro disco, “Contos de Fragas e Pragas”, editado em 1992, representa a concretização de Sebastião Antunes ter o seu próprio projecto. Três anos mais tarde, a confirmação de que o grupo poderia crescer vem com o segundo disco, “Até o Diabo se Ria”. Este crescimento, aliás, acentua-se ainda mais com o “Entre Luas”, o terceiro disco, no qual a Quadrilha define-se melhor em termos sonoros, já que os instrumentos utilizados contribuem para o conceito musical que Sebastião tinha em mente.
No início de 2000, surgiu o novo disco “Quarto Crescente”, com produção de Guilherme Inês.
Em 2003 a Quadrilha lançou no mercado o novo disco “A Cor da Vontade”. Mais interventivo, mais maduro, mantém a solidez de uma base acústica inspirada nas raízes celtas.
Em 2006, após gravações em Janeiro, em Almada, a Quadrilha lançou o seu disco ao vivo. “Deixa Que Aconteça” é o título de marca com a história de uma carreira.
Em 2012, seis anos após da última edição da Quadrilha, Sebastião Antunes e companhia regressaram “Com um Abraço”.
Em 2015, os Quadrilha editaram o álbum “Proibido Adivinhar” com produção de Luís Peixoto e convidaram alguns nomes para participar neste disco, nomeadamente Carlos Guerreiro, Quiné Teles, Virgul entre outros.
Em 2019, foi editado, “Perguntei ao Tempo”, álbum que reinterpreta alguns dos temas mais emblemáticos do grupo e apresenta alguns originais.
Discografia
Cá Dentro — Sebastião Antunes
Cá Dentro (CD, Álbum) Vachier & Associados, Lda VA200911 2009
Singular (CD, Álbum, Dig) AVM Music Editions AVM 018 2017
Fonte: Discogs