Timbuktu Records
Timbuktu Records é uma etiqueta discográfica criada em 2023 que tem como um dos mentores o guitarrista André Fernandes, músico que esteve ligado à saudosa TOAP – com outros músicos portugueses.
“Uma ideia transversal é a de que gosto de muitos géneros de música, misturo-os na música que faço desde sempre, faço algo a que chamam jazz, mas também faço rock, música electrónica, beats, e tudo o que me apetecer. E gosto de ouvir tudo o que me apetecer. Não ligo a rótulos. Isto vale para quando escrevo ou toco música, quando misturo ou produzo discos para outros, quando dou aulas, ou quando ouço música. Como eu, há muita gente. Juntei-me com algumas dessas pessoas, e criámos a Associação Timbuktu para podermos fazer coisas. Algumas dessas coisas são a Timbuktu Records, o canal de YouTube que tem entrevistas, terá programas e concertos, o Estúdio Timbuktu, e uma organização de programação de música ao vivo.” (André Fernandes)
A Timbuktu Records assinala a sua fundação com o lançamento simultâneo de cinco discos: Carlos Azevedo, FOCA, Gatosol, Akiko Pavolka e Zé Cruz.
Na génese da Associação estão nove pessoas ligadas a várias áreas, das quais o núcleo duro é André Fernandes, o contrabaixista Zé Almeida e o guitarrista Zé Cruz, lado a lado com a Inês Matos, Francisco Brito, Duarte Ventura, Demian Cabaud, Alexandre Fernandes, Dora Carvalho e Nuno Costa. Para além destes, estão também no círculo o Chinaskee e o Tiago Maia. Neste Conjunto há pessoas ligadas a muitas estéticas diferentes que vão do jazz, ao rock, noise, Fado, música para cinema. No futuro vai ter pessoas na área do agenciamento, multimédia/vídeo, produção de concertos e educação.
Fonte: Jazz.pt