Cantigas de Santa Maria
Cantigas de Santa Maria
Um sonho medieval numa noite prateada
Escutado todos os meses por mais de 30.000 ouvintes em todo o mundo, The Wandering Bard lançou a 7 de novembro de 2025 o seu sétimo álbum: Leyriath, The Path of Moonlight: Cantigas de Santa Maria (Alfonso X), uma viagem instrumental de 50 minutos por dez Cantigas de Santa Maria.
Inspirando-se diretamente no Códice de los Músicos e no Códice Rico, o ensemble transforma estes manuscritos medievais em música que é simultaneamente fiel às fontes históricas e profundamente expressiva.

The Wandering Bard – Leyriath, The Path of Moonlight
Lançado pela editora CordaSonora, o álbum apresenta a vielle, o oud, e diversas percussões tradicionais, instrumentos comuns à época e geografia em que as Cantigas foram escritas. Mantendo a tradição de TWB, e permitindo que cada obra exista de forma independente, o arranjo de cada cantiga é cuidadosamente trabalhado para transmitir emoções e ideias distintas, formando um arco narrativo musical que culmina na 11.ª faixa em formato de palavra narrada. Neste disco, a narrativa é baseada numa história de Leyriath, muito querida pelos fãs: The Path of Moonlight.
A abordagem sonora de TWB combina o estudo direto de manuscritos originais, o uso da técnica gymel para enriquecer a textura melódica e harmónica, e um compromisso com a narração imersiva, equilibrando rigor académico com imaginação artística. O álbum convida o ouvinte a mergulhar na riqueza histórica da música medieval e a redescobrir a sua beleza intemporal.
Enquanto dois singles lançados do álbum já conquistaram a atenção e o interesse de milhares de fãs, o álbum Leyriath, The Path of Moonlight: Cantigas de Santa Maria (Alfonso X) estará disponível em formato digital em todas as plataformas de streaming e em formato físico através de cordasonora.com.

The Wandering Bard, Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira
The Wandering Bard
Fundado em 2018 por Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, The Wandering Bard (também conhecido como TWB Ensemble) dedica-se à interpretação historicamente informada unida a uma narração imersiva.
O núcleo fundador expande-se frequentemente para atuações ao vivo, convidando coros e músicos excecionais. Colaborações recentes incluem Eduardo Paniagua, intérprete e investigador de renome mundial das Cantigas de Santa Maria, e Fernando Ribeiro, dos MOONSPELL, que deu voz a Cantigas medievais de escárnio e maldizer para o público contemporâneo. Estas colaborações refletem a abordagem única de TWB, que alia profundidade histórica a uma performance expressiva.
Com mais de 30.000 ouvintes mensais em todo o mundo, e com sede em Portugal, The Wandering Bard continua a unir o rigor académico à experiência imaginativa, cativando tanto os entusiastas de música antiga como o público interessado na cultura medieval através de ficção fantástica e de jogos, graças às suas histórias e atuações imersivas.
Esin e Ricardo são também diretores do Ciclo de Música Medieval de Leiria (CMML) e do Dias de Música Medieval da Batalha (DMMB). Em 2025, o CMML explorou a poesia medieval secular para assinalar os 700 anos da morte de D. Dinis, o Rei-Trovador, estreando a interpretação da investigação musical sobre o Pergaminho Sharrer por TWB e oferecendo concertos, palestras, e workshops, que destacaram vários estilos de poesia secular medieval da Península Ibérica.
Durante o DMMB2025, o TWB organizou uma oficina prática de construção de instrumentos com o luthier Orlando Trindade, onde os participantes criaram um saltério inspirado diretamente num anjo músico do pórtico do Mosteiro da Batalha.
Paralelamente, o DMMB2025 incluiu workshops interativos de música, poesia e história medievais conduzidos por Esin e Ricardo, bem como um Coro comunitário sob a sua direção, culminando em atuações ao longo de sete fins-de-semana.



