A Garota Não

A Garota Não, créditos Rita Carmo/Blitz
A Garota Não

A Garota Não é o projeto da cantautora Cátia Mazari Oliveira. Sempre viveu rodeada de música: no rádio de casa, nos passeios de carro, no prédio onde cresceu. No seu bairro os vizinhos ouviam música alta. De Gipsy Kings a música eletrónica, e pelo meio das escadas os ritmos endiabrados de quem matava as saudades de África. O seu prédio era um verdadeiro território intercultural.

As mulheres da família sempre tiveram o hábito de cantar. Talvez ajudasse a tornar os dias mais leves. Cantavam na lida e cantavam a vida. O seu meu irmão sempre levou para casa o bom hábito de ouvir música. E o pai, que trazia da geração Zeca Afonso o sonho da democracia e as suas canções de justiça, paz e liberdade.

Por volta dos 10 anos aprendeu um pouco de piano numa escola de música. Pouco depois veio a guitarra e as primeiras composições com amigos. E as palavras que sempre me tinham dançado soltas no lápis e na cabeça, ganhavam pela primeira vez um espaço para se reunirem num significado maior: deixavam de ser ideias soltas e passavam a ser histórias, protestos, catarses, canções.  Toca guitarra, piano e percussões. Gosta de cantar e sobretudo gosta de escrever.

(A Garota Não, adaptado)

“Apesar de às vezes escrever no masculino, faço questão de escrever para mulheres e sobre assuntos relacionados com mulheres. Quando canto: ‘já caminho descalço para ninguém me ouvir’, não estou a pensar que sou um rapaz. Sou um ser a viver uma história. Acho que não escrevia ‘A Mulher Batida’ com a mesma propriedade se não fosse mulher”, acredita.
(Entrevista ao Expresso, 15 de janeiro de 2023)

Discografia

Álbuns

Rua das Marimbas N. 7 2 versões A Garota Não 2020
2 de Abril ‎(CD, Álbum) A Garota Não 01CD 2022

A Garota Não, 2 de abril

Partilhe
Share on facebook
Facebook