Ranchos da Madalena do Pico

Grupo de Cantares Ronda das Nove
Ranchos da Madalena do Pico

Discografia de grupos etnográficos da Madalena do Pico, Ilha do Pico Açores

Grupo Folclórico de Casa do Povo da Criação Velha

Grupo Folclórico da Casa do Povo da Criação Velha, Madalena do Pico

Grupo Folclórico da Casa do Povo da Criação Velha, Madalena do Pico

Olh’Ó Pico é o nome do primeiro trabalho discográfico do grupo criado em 1992. O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Criação Velha lançou em 2014 o seu primeiro CD, que reúne 11 bailes de roda, assinalando na história do grupo mais um momento áureo. A gravação do álbum foi realizada pela empresa de audiovisuais picoense HD Produções, tendo o design gráfico ficado a cargo de Nathan Jorge.

O lançamento do álbum, que marca a concretização de um sonho e uma antiga ambição do grupo da Criação Velha, contou ainda com a atuação do Grupo Folclórico Pérolas do Atlântico, da Casa dos Açores de Ontário, que abrilhantou o evento com os populares cantares regionais.

A promoção da cultura e a aposta no estímulo das tradições locais são pilares que arquitetam as ambições desta autarquia, que ao longo dos últimos anos tem vindo a envidar os melhores esforços em prol do seu fomento.

O Grupo Folclórico de Casa do Povo da Criação Velha foi fundado em Maio de 1992 sendo um dos mais recentes grupos do género criados na ilha do Pico.

O seu repertório e trajes fundamentam-se nas mais antigas tradições da zona da Fronteira que, ao longo dos séculos, em virtude da natureza dos solos e da sua situação geográfica, fronteira e próxima da ilha do Faial, desenvolveu características muito próprias e claramente expressas nas diversas manifestações de cariz popular.

Com um historial necessariamente curto este Grupo tem actuado em diversas ilhas dos Açores e noutras regiões do país.

Para além das inúmeras actuações efectuadas nas diferentes freguesias e lugares das ilhas do Pico e Faial, destacamos as seguintes participações:

1992 – Actuação nas Festas das Cinco Ribeiras da ilha Terceira.

1993 – Actuação nas Festas dos Rosais de São Jorge.

1994 – Actuação nas Festas de Santo Cristo em Santa Cruz da Graciosa.

1997 – Intercâmbio com o Grupo Folclórico de Ponta Delgada das Flores e actuação na Festa do Emigrante em Santa Cruz das Flores.

1999 – Participação no Festival de Olival em Vila Nova de Gaia.

Ainda em 1999, aproveitando a deslocação ao Continente integrado no intercâmbio com o Rancho Regional de Olival, o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Criação Velha actuou em directo para todas as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, participando no programa televisivo “A Praça da Alegria” a convite dos responsáveis por aquele programa.

1999 – Participação na Semana Cultural das Velas de São Jorge.

2001 – Intercâmbio com o Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova do Funchal e participação no IX Festival de Folclore da Ponta do Sol.

2003 – Intercâmbio com o Grupo Folclórico de São José da Lamarosa e participação no Festival Folclórico em São José da Lamarosa de Coruche.

2005 – Intercâmbio com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte-Algarve, participação no Festival Internacional de Alte.

O Grupo é composto por cerca de 37 elementos e o seu repertório engloba bailhos e cantares típicos da denominada zona da Fronteira, apresentando em exclusivo a moda do Preto, número bastante localizado dentro desta micro região. Os outros bailhos mais conhecidos são o Pezinho do Pico, a tirana, o Abana, a Praia, o Rema, a Preta, o Senhor Ladrão e a chamarrita do Pico.

Grupo de Cantares Ronda das Nove

Grupo de Cantares Ronda das Nove

Partilhe
Share on facebook
Facebook