Carlos Bica
Carlos Bica
Carlos Bica é um dos mais renomados contrabaixistas e músicos de jazz portugueses.
Em finais de 1995, gravou o seu primeiro álbum “Azul” (Polygram), juntamente com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black, CD este que também conta com a participação do trombonista Ray Anderson e da cantora Maria João. Onde Carlos Bica se afirma não só como músico inovador no seu instrumento, mas também revela as suas qualidades como compositor.
A necessidade de projector namúsica as vivências do seupercurso musical e o enorme fascínio pelo som da voz e dos instrumentos de arco, levou Carlos Bica até ao projecto “DIZ”, queteve a suaestreia no Festival dos CemDias/Expo’98, e a edição em disco em Abril de 2001 pela Enja Records(Prémio de “Melhor disco do ano” da Antena 1/ Cinco minutos de Jazz).
Em Outubro de 2005 Carlos Bica edita”Single”(BorLand), o seu primeiro álbum de contrabaixo solo, onde músico e instrumento se encontram a sós e onde Bica revela o seu lado musical mais íntimo. Na digressão que fez em Portugal de promoção desse disco, teve como convidados alguns dos seus amigos e músicos favoritos, como: João Paulo Esteves da Silva, Jesse Chandler, Sam the Kid, Kalaf, Alexandre Soares, Jorge Coelho, DJ IlVibe, Matthias Schubert,KalleKalima e Ana Brandão.
A colaboração com DJ IllVibe prolongou-se para o álbum “Believer” (2006) – após “Azul” (1996), “Twist”1999) e “LookWhatThey’veDone to MySong” (2003) – do projecto Azul, onde o DJ Illvibe é convidado especial.
Em 2009 o pianista João Paulo grava o álbum “WhiteWorks” (Universal), um álbum onde o músico toca em piano solo as composições de Bica. “WhiteWorks” foi votado pela crítica nacional “Disco do Ano”.
Depois da sua participação em inúmeros projectos nacionais e internacionais em diferentes áreas artísticas,nasce em 2008 o projecto “Matéria-Prima”, onde participam o pianista João Paulo e o guitarrista Mário Delgado, companheiros de longas aventuras musicais, e os jovens e talentosos Matthias Schriefl no trompete e João Lobo na bateria. Carlos Bica foi distinguido com o Prémio Carlos Paredes 2011, pelo álbum “Matéria-Prima” editadopelaeditora Clean Feed.
Em2011 passados 15 anos desde a edição do seu primeiro álbum, Bica volta a reunir em estúdio os seus companheiros de longa data para gravar “Things About”, o quinto álbum do Trio AZUL, que mantém intacta a formação original, numa empatia rara que tem contribuído para o reconhecimento internacional de Carlos Bica.
Leia AQUI a bio completa.
- I am the escaped one, 2019.