Eliseu Silva
Eliseu Silva
Natural do Porto, Eliseu Antunes Pereira Gomes da Silva é Doutorado com distinção e Especialista em Música. É maestro e violinista de carreira internacional, pedagogo e diretor artístico de festivais.
Eliseu Silva fez várias gravações para a Rádio Portuguesa Antena 2, gravou para a Deutsch Gramophone, Munich Re Group e Preisler Records com o maestro Pierre Boulez Christopher Mueller e a Gustav Mahler Jungendorchestre. Gravou com o Lusitanae Ensemble, do qual foi fundador, três álbuns: em 2013 um CD apoiado pela Mota Engil, um trabalho pioneiro na música portuguesa com o nome Fado Revisitado.
Foi apresentado o álbum em formato de quarteto em 2022, com compositores portuenses, Rui Soares da Costa e Luiz Costa. Foi apresentado outro álbum com obras do compositor português Vítor Dias com o patrocínio da Fundação Gramaxo em 2023.
Com o pianista Marian Pivka, lançou um CD de obras virtuosas, em Hong Kong e em 2016 um outro em Viena em 2019 com sonatas de Beethoven. Lançou em 2020 um CD como maestro da Orquestra Juvenil da Bonjóia, e com a colaboração de vários compositores e solistas do Norte do país, financiado pela Câmara Municipal do Porto.
Em 2022 lançou o álbum da Orquestra António Fragoso, com estreia de várias obras de compositores portugueses, atuando como maestro e solista.
Em 2023 lançou em Los Angeles o seu CD para violino solo, “Lacrimosa” com obras virtuosísticas de compositores de renome e obras suas baseadas no Fado português, com grande sucesso na crítica internacional.
Em 2024 lançou com a pianista Olga Amaro o CD “A Redescoberta Nicolau Medina Ribas (1832-1900).