Gonçalo Moreira

Gonçalo Moreira, pianista e teclista
Gonçalo Moreira

Gonçalo Moreira nasceu em Coimbra em 1987. Iniciou os estudos em Jazz na Escola de Música RIFF em Aveiro com Pedro Moreira e Óscar Graça. Como preparação para a prova de acesso na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), teve aulas particulares com Paulo Gomes.

Na ESMAE, teve como professores de instrumento Pedro Guedes e Abe Rabade. Frequentou workshops com Jacob Sacks, Orrin Evans, John Escreet, Leo Genovese, Mário Laginha, Perico Sambeat entre outros.

Participou nas 2ª, 3ª, 6ª e 7ª edições da Festa do Jazz do Teatro São Luiz.

Ganhou o 1º prémio integrado na categoria de combo, na 6ª Edição da Festa do Jazz do Teatro São Luiz, representando a ESMAE. Ainda representando a ESMAE, actuou no Festival Ibero Jazz da Corunha, na Casa da Música como membro do Coro AquiJazz e com a Big Band da ESMAE no Teatro Campo Alegre e no Festival Serralves em Festa.

Faz parte do grupo de Jazz Michael Laurent & The Groove Merchants e compôs a banda sonora para a peça de teatro “A Lenda da Princesa Peralta”.

Em 2011 terminou a licenciatura em Jazz na ESMAE, vertente piano, tendo obtido 20 valores no recital, constituído apenas por originais. Em 2013, terminou o mestrado em Performance na Universidade de Aveiro com 18 valores.

Gonçalo Moreira tem vindo a divulgar o seu reportório de originais através do grupo Gonçalo Moreira Quinteto. Ganhou também, em 2011, o segundo prémio da categoria Combo Jazz no Concurso Prémio Jovens Músicos.

Em 2012 tocou em três concertos de homenagem ao pianista Bernardo Sassetti no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, no Teatro das Figuras (Teatro Municipal de Faro) e no auditório do Museu de Serralves, no Porto.

Em 2013 apresentou uma peça a solo no Orpheus Institute, em Gent, na Bélgica.

Desde 2014 toca com vários agrupamentos, incluindo o Gonçalo Moreira Quinteto, o Septeto de Nuno Ferreira, Orquestra de Jazz de Matosinhos, João Mortágua – Janela, Mané Fernandes – BounceLab, Alexandre Coelho Quarteto e Bruma Project, tendo gravado discos com os três últimos.

Termina o mestrado em ensino na Universidade de Aveiro.

Fonte: Tone

Gonçalo Moreira, pianista e teclista

Gonçalo Moreira, pianista e teclista

Discografia

Vários – Marvellous Tone Sampler CD 2007 ‎(CDr, Ltd, Smplr) Marvellous Tone MT002 2007
Mané Fernandes – BounceLab ‎(CD, Álbum) Carimbo Porta-Jazz PJ012 2014
Alexandre Coelho Quartet – Idiosyncrasies ‎(CD, Álbum) Carimbo Porta-Jazz PJ038 2017
Susana China – Trapézio ‎(CD, Advance) 00 2017

Fonte: Discogs

Partilhe
Share on facebook
Facebook