Gonçalo Salgueiro
Gonçalo Salgueiro
Alentejano de Montemor-O-Novo, Gonçalo Salgueiro foi educado no culto à música. Ainda estudante universitário, foi convidado a cantar no Museu de Marinha para congressistas oriundos de todo o mundo no XIV International Association for the Child’s Right to Play. Daí para o Clube de Fado e Velho Páteo de Sant’Ana foi um ápice.
Em 2000/2001, a convite do encenador Filipe La Féria, integrou o elenco do Musical Amália, no papel de Eduardo Ricciardi. É interpretando Ai, mourrir pour toi, em dueto com Alexandra, que chama sobre si a atenção da crítica e do público.
Numa produção TVI, João Braga convidou-o a cantar na noite de homenagem a Amália Rodrigues, frente à Igreja de S. Vicente de Fora. A RTP Internacional no programa Fados de Portugal apresenta-o ao mundo. Os convites sucederam-se para concertos, espectáculos e participações especiais em discos comemorativos, musicais de Revista, musica Coral e Poesia.
Em 2002 gravou o 1º álbum a solo …No tempo das cerejas, uma assumida homenagem a Amália, onde recria alguns dos seus temas esquecidos e que lhe vale em 2012 ser distinguido pela Fundação Amália Rodrigues com o Prémio Tributo.
Ainda em 2002, foi convidado pelo músico/compositor José da Ponte a gravar para a RTP1 o tema Lusitana Paixão, genérico da telenovela, de Moita Flores, com o mesmo nome.
Em 2006, editou o 2º Álbum Segue a minha Voz, que seria reeditado em 2012 com a mais valia de Duetos com Fernanda Maria e Beatriz da Conceição.
Em 2007, foi de novo chamado por Filipe La Féria para interpretar Jesus Cristo no Musical de Andrew Loyd Webb e Tim Rice Jesus Cristo Superstar que estreou no Teatro Rivoli, Porto, vindo depois para o Teatro Politeama, Lisboa, sempre com lotações esgotadas.
2009/2010, editou o CD/DVD Gonçalo Salgueiro onde se revela como autor de versos para o Fado.
2011 – Foi distinguido pela SPA – Soc. Portuguesa de Autores, na Gala de Homenagem ao Fado.
Gonçalo Salgueiro divide a sua vida de cantor/actor com a de Produtor Discográfico, quer para intérpretes nacionais como estrangeiros.
Em 2016, após a conclusão da gravação do seu próximo CD, actuou a 3 de Junho, no Porto, no Festival caixa Ribeira, seguindo para a Suíça, para voltar a actuar, a dia 8 do mesmo mês, no Bernhard Theater da Opera de Zurique.
A 3 de Março de 2017 editou o seu 4º CD Sombras e Fado.
Discografia
Álbuns
… No Tempo das Cerejas 2 versões Strauss 2002
Segue a minha voz 3 versões Movieplay Portuguesa 2006
Fado (CD, Álbum + DVD-V) Companhia Nacional de Música CNM228CD 2009
Sombras e Fado (CD, Álbum) Companhia Nacional de Música CNM546CD 2017
Compilações
Maria de Lourdes de Carvalho, Gonçalo Salgueiro, Maria Helena d’Eça Leal, João Lagarto – 100 Anos de Poesia Portuguesa – Século XIX – Do Romantismo ao Simbolismo (2xCD, Álbum, Comp) Strauss ST 7282 2000