Nuno Ferreira
Nuno Ferreira
Nuno Ferreira nasceu no Barreiro em 1975. Iniciou os estudos de música aos 8 anos com aulas de piano e posteriormente de guitarra, tendo estudado na Academia de Amadores de Música e na escola de jazz do Hot Clube de Portugal, cujo curso concluiu em 1994.
Entre 1998 e 2000, frequentou a “New School”, em Nova Iorque, onde concluiu uma licenciatura em Jazz performance, tendo estudado com Kurt Rosenwinkel, Peter Bernstein, Steve Cardenas, Vic Juris, Phil Markowitz, Garry Dial e Reggie Workman.
A sua carreira artística teve início em 1994, tendo desde então actuado com inúmeros músicos, como David Binney, Albert Sanz, Kris Bauman, Jochen Rueckert, Bernardo Moreira, Carlos Martins, Nelson Cascais, André Fernandes, Perico Sambeat e Marc Miralta.
Actuou em vários festivais e auditórios, em Portugal, Espanha, Itália, Noruega e E.U.A., sendo de destacar concertos no Grande Auditório do CCB, Auditório de Serralves, Teatro S. Luiz, Festival Jazz em Agosto/ Fundação Gulbenkian, Palácio de Belém, Festival Paredes de Coura, Auditório de Pontevedra, Theatro Circo e Rivoli.
Iniciou em 1996 a sua actividade docente tendo leccionado na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, JB Jazz e Escola de Jazz do Barreiro, onde também exerceu as funções de director pedagógico.
Desde 2003 lecciona na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), onde é responsável pelas disciplinas de Guitarra, Treino Auditivo, Improvisação, Composição e Combo. Coordena desde 2010 a área de Jazz da ESMAE.
Discografia selecionada
Long-distance calls (Fresh Sound–2000);
Nuno Ferreira Quintet (com Kris Bauman, Albert Sanz, Alexis Cuadrado e Jochen Rueckert);
Spin (T.O.A.P. – 2003) – Companhia dos Sons;
Ao Paredes confesso (Universal–Jan.2003) – com Sexteto de Bernardo Moreira;
À espera do Verão (T.O.A.P-2005) Nuno Ferreira Quinteto (com John Ellis, B.Campbell, J. Chandler e B. Moreira) – encomenda da Culturporto para o Festival Internacional de Jazz do Porto 2004.
Fonte: FMJ