Raquel Camarinha
Raquel Camarinha
Raquel Camarinha é uma soprano portuguesa.
Em palco, Raquel Camarinha apresenta-se em variados papéis e é especialmente considerada pela crítica nas suas interpretações de Mozart (Pamina, Susanna, Zerlina) e Haendel (Morgana, Bellezza). É convidada dos principais teatros franceses (Chatelet, Chorégies d’Orange, Opéra Comique, Philharmonie de Paris) e europeus (Alemanha, Espanha, Itália, Portugal, Suíça).
Desenvolve igualmente um grande interesse pelo reportório mais recente, tendo estreado obras de vários compositores portugueses e estrangeiros, nomeadamente duas óperas de Luís Tinoco, Evil Machines (2008) e Paint Me (2010), La Passion de Simone de K. Saariaho, e Giordano Bruno de Francesco Filidei.
É convidada regularmente na televisão e rádio francesas (France 2, Arte, France Musique, Radio Classique, RFI) e portuguesas (RTP2, Antena 2). Em 2014, France Musique dedicou-lhe uma emissão no programa “Génération Jeunes Interprètes” de Gaelle Le Gallic.
Em disco, Raquel Camarinha gravous para a Naxos obras para soprano e orquestra de Luís Tinoco, assim como um CD de obras contemporâneas para canto e piano intitulado Apparitions. Projectos futuros incluem a gravação da integral das melodias de Chopin para a editora Mirare e um CD de Mélodie Française para a editora Naïve.
Saiba mais AQUI.
Discografia
Luís Tinoco – Ana Quintans, Yeree Suh, Raquel Camarinha, Orquestra Gulbenkian, David Alan Miller – Round Time (CD, Álbum) Naxos 8.572981 2013