Bruno Santos
Bruno Santos
Bruno Santos (n. 1991) é natural de Macieira de Cambra, embora tenha nascido no Porto.
Ganhou o 1.º prémio no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras De La Salette” (2015), no qual já tinha obtido o 2.º prémio anteriormente (2013), e participou na rubrica Novos Talentos do FISP 2021.
Colaborou com diversas orquestras como a Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Banda Amizade – Banda SInfónica de Aveiro, Orquestra do Conservatório de Música da JOBRA, Orquestra de Sopros do DeCA – Universidade de Aveiro, Aere Symphonic Ensemble e ARMAB (Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca).
Participou na gravação da obra “Gatos das botas”, do compositor Vasco Negreiros, com a Orquestra Filarmonia das Beiras (2013) e ingressou na Orquestra de Sopros Piaget (2008), na Orquestra de Verão Amizade (2008/2011) e nos estágios de música de câmara e de orquestra organizados pelo CMJ.
Da sua discografia consta o seu 1.º albúm intitulado “ROAD”. Este disco recebeu inúmeras apreciações por parte de músicos de referência no panorama nacional e internacional, ganhou o prémio Gold Star in Music Stars Award para “Best Duo” e esgotou três edições.
“STAGE” é o seu novo projeto discográfico, bastante arrojado e com características ímpares que consta com participação em diversas salas e no World Saxophone Congress na Gran Canaria.
Segundo Bruno Santos, é o 1º CD de saxofone barítono gravado em Portugal por um português. É um CD composto por 5 obras em estreia absoluta de compositores portugueses e 3 em estreia europeia. Conta com dois convidados especiais com carreia internacional, a flautista Mafalda Carvalho e o saxofonista Henk van Twillert.
A temática recai sobre um dos temas mais debatidos da atualidade: a saúde mental. Cada música despoleta no ouvinte uma viagem a sítios diferentes da mente.
Fonte: Bruno Santos, 18 de setembro de 2023