Henrique Portovedo

Henrique Portovedo
Henrique Portovedo

Artista Internacional D’Addario Woodwinds e Selmer Paris, Henrique Portovedo encontra o seu lugar na música contemporânea trabalhando com compositores como R. Barret, H. Kiyama, P. Niblock, M. Edwards, C. Meijering, I. Silva, P. Ferreira Lopes, S. Carvalho, Luís Carvalho, H. Correia, entre muitos outros. O seu repertório conta com mais de 30 obras estreadas.

Co-fundador de QuadQuartet e director artístico do Aveiro SaxFest, é também criador de produções multimédia como Sound of Shadows, Don’t Shoot the Saxophone Player e Spaces. Enquanto Artista Sonoro e Sound Designer, trabalha regularmente para teatro e televisão.

Como músico convidado, apresentou-se com a Fundação Orquestra Estúdio, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e Camerata Nov’Arte. Destacam-se participações a solo com a Trinity College of Music Wind Orchestra, Trinity Laban Contemporary Music Group, Fadomorse, Orquestra de Sopros do Inatel, Orquesta de Viento Marcos Redondo e Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira.

Realizou recitais no British Saxophone Congress 2011 e World Saxophone Congress 2012 em St. Andrews, e foi solista convidado no European Congress 2014 em Cuidad Real e no World Saxophone Congress 2015, onde se apresentou com L’Orchestre d’Harmonie de la Garde Republicaine.

Tem também marcado presença em festivais e conferências internacionais tais como Audiograft Oxford, The Code Control Festival Leicester, Network Music Festival Birmingham, Andorra Saxfest 2013, MUSA Karlsruhe e Brussels Arts Platform, entre outros.

discografia de Henrique Portovedo encontra-se publicada em editoras como Naxos, Sumtone, Universal e R’Roots Productions. A sua actividade foi distinguida com o Prémio de Mérito da Fundação António Pascoal, Prémio de Mérito Artístico Fundação Eng. António de Almeida e 1º Prémio do International Youth Soloist Contest Purmerend na Holanda.

Recebeu em 2007 e 2008 vários Trinity Music Awards em Londres, entre os quais The Montague Cleeve Scholarship, The Bratton Scholarship e Trinity College London Scholarship. Em 2012 recebeu o Prémio Jovens Criadores do Instituto Português das Artes e Ideias, e em 2014 o prémio do Centro Nacional de Cultura pelo projecto Soundgrounds – que conta com estreias de Rui Penha, Igor Silva e Filipe Lopes.

Henrique Portovedo é membro do European Saxophone Comité.

Estudou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Porto, Conservatorium van Amsterdam, Trinity Laban London e Universidade de Aveiro.

É investigador no CITAR – Universidade Católica Portuguesa e professor assistente no Koninklijk Conservatorium Brussel em Performance Musical Contemporânea e Tecnologia das Artes.

Henrique Portovedo

Henrique Portovedo, saxofone

Discografia

Nuno Aroso – Esgrima ‎(8xFile, MP3, Álbum, 320) 2019

Partilhe
Share on facebook
Facebook