Gisela João

Gisela João, fadista
Gisela João

Gisela João nasceu e cresceu em Barcelos, viveu seis anos no Porto e mudou-se para Lisboa. Sendo a mais velha de 7 irmãos, de uma família ligada pelo trabalho à indústria têxtil, teve, ainda criança, o primeiro contacto com o Fado através da rádio e começou logo a cantá-lo. Primeiro para a família, depois para os amigos e vizinhos e em concursos locais.

Quis estudar design de moda, mudou-se para o Porto e acabou no circuito boémio da Invicta, a cantar numa casa de Fados da Ribeira.

Finalmente o canto impôs a sua vontade e levou-a para Lisboa.

Numa pequena casa “emprestada” na Mouraria debateu-se com o peso imenso da solidão, pensou várias vezes em desistir, mas resistiu. Conquistou o Sr. Vinho, a Tasca da Bela, a Mesa de Frades primeiro, para depois encher a Fábrica do Braço de Prata, o Lux, e uma pequena legião de fãs esgotou o Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém duas semanas antes do espectáculo.

Chegada a hora de gravar o primeiro disco, encontrou em 2013 em Frederico Pereira o cúmplice ideal e depois de ultrapassarem a difícil tarefa de escolher repertório iniciaram as gravações.

Após o concerto de apresentação do disco de estreia no Centro Cultural de Belém, electrizou inúmeros palcos de Norte a Sul do País. Rapidamente foi convidada para se apresentar nos mais variados palcos internacionais, como em Ghent, Copenhaga, Madrid, Nova Iorque, Mérida, Manchester, Paris, Marselha, Rio de Janeiro, Bruxelas, Londres.

Ganhou galardões de Ouro e Platina pelo seu disco de estreia, juntamente com o Prémio Revelação na VIII Gala dos Prémios Amália, o Prémio de Mulher do Ano 2015 na Gala GQ Men Of The Year Awards 2015 e com o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Individual, na XIX Gala dos Globos de Ouro.

Em 2016 estreou um novo álbum, com o nome “Nua”, cantando letras de artistas de diferentes áreas musicais como Capicua e Cartola. Em 2018, a convite do Centro Cultural de Belém, apresentou-se em palco com o espectáculo “Uma Noite de Natal”, interpretando canções do cancioneiro americano.

Gravado entre Lisboa e Barcelona, em “AuRora” (2021), o seu terceiro álbum, Gisela assume-se como letrista e compositora.

Fonte: HM Música

Discografia

Álbuns

Gisela João 3 versões Edições Valentim de Carvalho, Montepio 2013
Gisela João ‎(CD, Álbum, Promo) HMMusic Promo 2013
Sem Filtro ‎(CD, Álbum) Edições Valentim de Carvalho none 2014
Ao Vivo ‎(LP, Álbum+ CD, Álbum+ Álbum) Edições Valentim de Carvalho 0314-1 2015
Nua 4 versões Edições Valentim de Carvalho 2016
Aurora 3 versões Sons Em Trânsito 2021

Fonte: Discogs

Gisela João

Partilhe
Share on facebook
Facebook