Luís Capela
Luís Capela
Luís Capela nasceu em Angola em 1966. Com cerca de 10 anos, em Portugal, despertou para música e iniciou um percurso de autodidatismo. Numa breve passagem por um grupo de Música tradicional portuguesa, aproximou-se de forma marcante para o seu futuro, do Cavaquinho minhoto e da Viola Braguesa.
Já com alguns anos de prática de ensino de Cavaquinho iniciou o Curso de Viola Dedilhada que terminou em 2008. Desde então dedica-se profissionalmente ao ensino de música e de instrumentos tradicionais.
Colabora com a Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga onde toca bandoloncelo. É também compositor e arranjador de peças musicais, nomeadamente para a referida Orquestra. Desde 2014 que se dedica com grande interesse à Viola Braguesa, defendendo-a e divulgando-a.
Partiu de si a ideia da organização de umas Jornadas de Viola Braguesa no sentido de discutir o instrumento e a sua prática, sendo coorganizador nas edições de 2018 e 2019.
É auditor do Instituto Português da Qualidade no processo de Certificação da Viola Braguesa.
Tem algumas composições escritas para Viola braguesa, a solo ou em formação com outros instrumentos. É fundador e elemento do quinteto Ai Braguesa.
Discografia
O CD “Sá de Miranda”, de autoria de Luís Capela, é apoiado pelo Município de Amares em parceria com o Centro de Estudos Mirandinos e a Biblioteca Municipal Francisco Sá de Miranda. Apresentação a 13 de maio de 2023, em sessão integrada na Feira do Livro de Amares e XIII Mostra Pedagógica.