Maria Viana
Maria Viana
Filha do grande actor José Viana, Maria Viana nasceu em Lisboa a 17 de Março de 1958.
Medalha de Mérito Cultural do Município de Cascais, é uma das maiores e mais consagradas intérpretes do jazz vocal, com uma carreira nacional e internacional com mais de 40 anos.
Cedo se apaixonou pelo mundo musical: entre 1977 e 1985 integrou a primeira Girlsband portuguesa: as “Cocktail”, enquanto, paralelamente, cantava Bossa Nova, Jazz e Blues em pequenas formações com músicos de craveira internacional (a sua amizade com Kirk Lightsey e Ricky Ford vem dessa época).
Em 1984, Maria Viana decidiu enveredar por uma carreira no Jazz.
A sua estreia a solo perante o público e a crítica da especialidade aconteceu no mítico “Festival Cascais Jazz” (XIV edição, Parque Palmela, Estoril, Portugal).
Entre 2001 e 2010 andou em digressão um pouco por todo o país, mas também em Itália, França, Dinamarca, Suécia e Angola.
Tendo participado em inúmeras gravações editou quatro trabalhos discográficos em nome próprio: “Just Friends / Entre Amigos” (Timeless Records, Holanda 1992), “Espírito do Tempo” (Megamusica, 1999) e “Terra Prometida” (2005).
Em 2010, foi editado o livro/CD de comemoração dos seus 30 anos de carreira: Maria Viana 30 Anos de Jazz (Editora Principia – Casa Sassetti).
Participou em variadíssimos programas na RTP nas décadas de 80 e 90. Ao longo dos anos 90 e 2000 fez um série de Concertos levando o Jazz aos mais variados palcos do país e do mundo.
Desde 2011, Maria Viana é também Presidente da “Jam Session” Associação Cultural (sem fins lucrativos), e dirige o Cascais Jazz Club (junto à baía da vila de Cascais), por onde têm passado alguns dos nomes mais importantes do Jazz nacional e internacional. Devido às responsabilidades inerentes ao cargo, as suas digressões ao estrangeiro tornaram-se menos frequentes, tendo, no entanto, aceite, alguns prestigiantes convites, como por exemplo três concertos em Itália, e um no Reino Unido actuando no famosíssimo clube de Jazz “Ronnie Scot’s” (Londres).
Em Portugal participou com o seu Trio nos “Dias da Música” (C.C.B.), Dia Internacional do Jazz (C.M. Albufeira) e no Museu Nacional de Arte Antiga a convite da Antena 2 (R.T.P.)
Fonte: Wook