Sara Serpa
Sara Serpa
Sara Serpa é uma compositora, pianista e cantora de jazz portuguesa que nasceu em Lisboa no dia 27 de Fevereiro de 1979. Com 7 anos começou a aprender Piano na Academia de Amadores de Música. Seguiu-se o Conservatório Nacional de Lisboa, onde estudou Piano e Canto. Mais tarde, estudou Pintura durante dois anos na Faculdade de Belas Artes de Lisboa que trocou pelo ISPA, onde se licenciou em Inserção e Reabilitação Social.
Depois de conhecer a pianista Paula Sousa, inscreveu-se nas aulas do Hot Clube de Portugual e começou a usar a voz como instrumento e a improvisar. Em 2005, foi estudar na Berklee College of Music, em Boston. Três anos depois, mudou-se para Nova Iorque onde ficou a residir. Lá estudou com Ed Tomassi, Dave Santoro, Dominique Eade, Mili Bermejo, entre outros.
Ao longo da sua carreiro tem colaborado com diversos artistas e foi a primeira portuguesa a actuar em Nova York na Village Vanguard.
A revista de jazz Down Beat elegeu-a Rising Star-Female Vocalist em 2019. Foi a primeira artista portuguesa a ser eleita como Rising Star pela revista.
Discografia seleccionada
2005 – Sara Serpa Quintet
2008 – Rosa-shock
2011 – Mobile
2014 – Sara Serpa & André Matos: Primavera
2016 – All the Dreams
2020 – Recognition: Music For A Silent Film
2021 – Intimate Strangers
Fonte: Wikipédia