Paulo Raposo
Paulo Raposo
Paulo Raposo desenvolve, desde 1990, actividade nas áreas da arte sonora experimental e da arte intermédia, com incidência no uso das novas tecnologias de imagem e na concepção e programação de software interactivo para performances em tempo real. Paralelamente, tem relevante actividade nas áreas da rádio e da publicação.
Depois de estudos de cinema e Filosofia, estudou Live-electronics, improvisação e composição com Peter Kowald, Emanuel Nunes, Carlos Zíngaro, Tomás Henriques e muitos outros, frequentando workshops, classes de aperfeiçoamento e seminários.
A sua obra tem sido pontualmente apoiada, desde 1994, pelo Ministério da Cultura-IPAE, Instituto de Arte Contemporânea, Clube Português de Artes e Ideias, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso- Americana para o Desenvolvimento, tendo sido apresentada em França, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Itália, Espanha e países bálticos, para além de Portugal.
Fundou em 1991, com Carlos Santos, do projecto de pesquisa sonora ‘vitriol’, que recebeu excelentes menções críticas por parte da imprensa especializada, tendo sido convidado por instituições e festivais prestigiados como o ICMC (International Computer Music conferences) ou o Sonicarts Network.
Em 1996, Paulo Raposo ganhou a Bolsa Ernesto de Sousa com o projecto intermedia “Rizomas” (bolsa atribuida pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pela Fundação Calouste Gulbenkian) tendo efectuado uma residência no Rensaessler Polytechnic Institute, Troy , New York State, e apresentado ao público a obra no Festival da Experimental Intermedia Foundation, em Nova Iorque.
A sua obra “rizoma nocturno” foi seleccionada pelo “Synthése – Festival de música de Bourges em 2000. Em Berlim, participou no evento “Xenakis-Remix” homenagem ao importante músico e arquitecto, organizado pelo “Podewil”, Berlim.
Raposo actuou e colaborou com vários artistas, incluindo Janek Schaefer, Stephan Mathieu, Jason Kahn, Kaffe Mathews, Marc Behrens, Zbigniew Karkowski, Matt Rogalski, Carlos Zíngaro, Christopher Murphy, Koji Asano, Sara Kolster, entre outros.
Saiba mais AQUI.
Discografia
Álbuns
Floating Point (CDr, Álbum) Grain Of Sound gos003 2003
Paulo Raposo & Carlos Santos – Insula Dulcamara (CD, Álbum) Sirr sirr 2013 2003
Paulo Raposo & Marc Behrens – Further Consequences Of Reinterpretation (CD, Álbum) Crónica 008~2004 2004
Pawel Grabowski / The Beautiful Schizophonic / James Eck Rippie & Paulo Raposo – Product 06 (CD) Crónica 023~2005 2005
Marc Behrens, Paulo Raposo – Hades (CD, Álbum) and/OAR and/25 2006
Singles & EPs
Marc Behrens / Paulo Raposo / @c – Product 04 (10″) Crónica 017~2004 2004
Miscelâneas
Paulo Raposo | João Silva (2) – The Book Of Hours (File, MP3, 320) TouchRadio 39 2009
Floating Point (File, FLAC, MP3) Grain Of Sound gos027 2017
Fonte: Discogs