António Duarte
António Duarte
Natural de Lisboa, António Duarte realizou os estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa onde, sob a orientação de Antoine Sibertin-Blanc, concluiu o curso superior de Órgão.
Procurando sempre ampliar e aprofundar os seus conhecimentos sobre o órgão e a interpretação do respectivo repertório, participou em diversos cursos de aperfeiçoamento artístico, sendo particularmente importante para a sua formação um curso com o organista Michel Jolivet.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, foi aluno de Monserrat Torrent na classe de Órgão do Conservatório Superior Municipal de Música de Barcelona, dedicando-se sobretudo ao estudo da música antiga portuguesa e espanhola.
Gravou para a radiodifusão portuguesa e francesa e efectuou gravações discográficas em órgãos históricos portugueses. Realizou concertos em Espanha e em diversas localidades dos Estados Unidos da América, onde também leccionou alunos de Órgão e deu seminários sobre música antiga portuguesa para órgão.
Realiza concertos por todo o País, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, quer a solo, quer com as mais diversas formações corais e instrumentais, e colabora como professor de Órgão em diversos cursos de formação.
É organista da Igreja da Madalena em Lisboa e professor de órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola de Música de Linda-a-Velha.
Discografia
Os seis órgãos da Basílica de Mafra, João Vaz, Rui Paiva, António Esteireiro, António
Duarte, Sérgio Silva, Isabel Albergaria (órgãos), Coro Sinfónico Lisboa Cantat, Jorge
Alves (direcção), RTP edições / Althum (DVD), 2012.